terça-feira, abril 03, 2012

Os 10 mandamentos do Professor Diretor de Turma

1 - É necessário saudar todos os dias, direta e individualmente, cada aluno, tratando-o pelo seu nome próprio.

2 - É necessário que nas fichas de avaliação passem a constar apenas as apreciações positivas das capacidades e qualidades humanas dos alunos, sendo os aspectos negativos da avaliação tratados verbalmente, em diálogo confidencial, entre professor e aluno.

3 - É necessário reconverter a turma em grupo de trabalho cooperativo. O professor encarregará o melhor aluno de cada disciplina de cooperar com os mais fracos, ajudando-os.

4 - É necessário instituir o "Jornal de Parede" em cada turma, onde todos na turma (professores e alunos) registarão o que de importante se passe durante a semana na escola, de forma positiva ou negativa.

5 - É necessário reservar meia hora da última ou da primeira aula semanal, para fazer a reunião geral de reflexão crítica e discussão dos acontecimentos relevantes.

6 - É necessário, em qualquer circunstância, evitar pôr alunos fora da aula, suspender turmas ou marcar faltas disciplinares.

7 - É necessário, perante circunstâncias graves, fazer a reunião geral, que deve ter caráter deliberativo no consenso do grupo sobre as medidas a tomar face aos acontecimentos.

8 - É necessário que os professores ajudem a descobrir o que cada aluno quer ser quando for adulto e passe a escalonar as disciplinas, por ordem decrescente de valor, tendo em atenção que "nucleares" são as necessárias para alcançar esse objectivo.

9 - É necessário ensinar, uma vez por mês, uma "coisa" que a maioria dos alunos tenha interesse em saber, independentemente do programa, ou criar as condições para que os alunos a possam aprender.

10 - É necessário que o LÍDER de turma dê conta aos professores dos alunos que evidenciam sinais de tristeza ou dificuldades, para que o professor os possa receber discretamente com intimidade e sigilo para os ajudar.

Postado por Vanessa Bonfim
Coordenadora Regional Projeto Professor Diretor de Turma - 5ª Região/SEFOR

Nenhum comentário:

Postar um comentário