quinta-feira, outubro 06, 2011

PROFESSOR PREFERENCIAL
ENCONTRO DOS CRPPDT e CE Setembro/2011


Professora Wladia: tenta, com muito sucesso, ser uma Professora Preferencial na EEFM Deputado Manoel Rodrigues


Se, “quem educa o educador é a sociedade”, então:
· acontecendo mudanças na sociedade, terá que acontecer mudanças no papel do professor;
· a formação para a cidadania dentro da escola é o mais importante papel transformador;
· quem decide o que ensinar deverá ser a mesma pessoa que ensina;
· a tecnologia vem no auxílio da facilitação para a construção de um pensamento crítico;
· o professor tem que ter consciência de seu papel, não pode isolar-se, muito menos ficar alienado e apenas assistindo os acontecimentos;
· a postura de neutralidade, acomodação, individualismo e mero expectador não condiz com o desejado, alto prestígio social, pela categoria.
Concluindo, o professor preferencial deverá caminhar pelos campos da:
Partilha no convício coletivo;
Recepção positiva das mudanças de seu papel;
Emancipação sobre o conteúdo ministrado;
Fuga da alienação;
Elaboração diária de estratégias;
Rememoração de sua postura intelectual;
Execução de planos idealizados;
Negação da neutralidade;
Consciência de seu papel dentro de seu contexto e de seu aluno;
Inovação em sua prática de ensino;
Afirmação forte do valor da construção da cidadania;
Luta pela autonomia e dignidade de seu trabalho.
(Revista Gestão Universitária – Mato Grosso do Sul)
Cláudio Zarate Sanavria
Autoreflexão feita pela CRPPDT- Sefor - Tânia Sampaio – 05/10/2011

ALUNOS EM PRIMEIRO LUGAR


Breve comentário sobre a publicação recebida no encontro dos CRPPDT e CE em Setembro/2011
CPPPDT- Tânia Sampaio (Sefor)
ALUNOS EM PRIMEIRO LUGAR
(Como Nova York renovou seu sistema público de ensino)
Acreditando na afirmação de que a educação de qualidade é o caminho para a transformação do Brasil, achei muito interessante e esclarecedora a investigação feita pela Fundação Itaú Social e Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial, nas mudanças que causaram melhorias no ensino público da cidade de Nova York:
· A maior parte dos investimentos vão para os Projetos Pedagógicos;
· A gestão escolar tem autonomia para administrar verbas, contratar e afastar professores;
· As decisões sobre o ensino são feitas por pessoas familiarizadas com o que acontece em sala de aula;
· Os diretores prestam contas dos resultados de aprendizagens colocados em um sistema de dados capaz de oferecer, a qualquer momento, informações sobre o progresso de cada aluno;
· Criação de Tutores dedicados continuamente ao aperfeiçoamento dos professores e das didáticas;
· Criação de Coordenadores de Pais para estimular as famílias a participarem mais do ambiente escolar e atendimento particularizado;
· Criação da Academia de Lideranças destinada a recrutar e formar novos diretores;
· Parceria entre educadores e policiais na política de Tolerância Zero para reduzir as depredações de escolas;
· Inspetores orientados para prevenir e solucionar problemas de disciplina;
· Participação do setor privado disposto a prestar ajuda financeira à educação;
· Boa relação com os sindicatos : aumento de salários e outros benefícios;
· Pagamento de bônus por mérito e a revisão dos processos de avaliação de desempenho.
Veja toda a publicação: acesse http://www.fundacaoitausocial.org.br/
Fazendo um paralelo com o nosso querido PPDT , podemos visualizar semelhanças :
· É um projeto totalmente pedagógico que está cada vez mais, sendo priorizado pela Secretaria da Educação (SEDUC);
· A gestão escolar tem autonomia para aceitá-lo ou não, e de escolher os PDTs que possuem perfil ideal;
· Os PDTs estão familiarizados com a sala de aula, também são professores das turmas;
· O Sige auxilia os PDTs nas informações, a qualquer momento, do rendimento do aluno individualmente, além da confecção do Dossiê;
· Existem os Conselhos de Turma (5 reuniões por ano) para o conhecimento profundo de nossos alunos, suas notas, seu crescimento e a análise de práticas pedagógicas que são citadas para a melhoria do ensino na sala;
· Dá voz aos alunos e aos pais para falar das suas necessidades mostrando os seus pontos de vista ;
· Tenta resgatar os pais através de reuniões e da participação nos conselhos e dá atendimento particularizado aos pais semanalmente;
· O intuito é envolver todos da escola : desde o porteiro até o diretor;
· É dado aos PDTs cinco horas/aula para dedicação exclusiva à sua turma;
· É no momento das aulas de Formação Cidadã que os PDTs podem sentir as problemáticas específicas da turma e levantar os assuntos mais polêmicos e necessários no momento como: problemas de disciplinas, depredações das escolas e problemas enfrentados pela comunidade fora da escola;
· É aberto a parcerias com o setor privado;
· Faz do aluno um monitor e ao mesmo tempo ser monitorado;
· Trabalha a liderança em sala de aula e a importância do voto;
· Através do estudo orientado dá oportunidade ao aluno de compartilhar com o colega e ter a ajuda na troca de informações;
· Facilita para os Coordenadores Escolares dedicação maior na pesquisa textos e idéias que servirá de material de apoio para os encontros com os professores, pais e para seu próprio crescimento como os “Tutores” (Coach) e “Coordenadores de Pais” de Nova York.
No PPDT o aluno está em primeiro lugar !!!!!
ESTAMOS NO CAMINHO CERTO !!!!