quinta-feira, outubro 06, 2011

PROFESSOR PREFERENCIAL
ENCONTRO DOS CRPPDT e CE Setembro/2011


Professora Wladia: tenta, com muito sucesso, ser uma Professora Preferencial na EEFM Deputado Manoel Rodrigues


Se, “quem educa o educador é a sociedade”, então:
· acontecendo mudanças na sociedade, terá que acontecer mudanças no papel do professor;
· a formação para a cidadania dentro da escola é o mais importante papel transformador;
· quem decide o que ensinar deverá ser a mesma pessoa que ensina;
· a tecnologia vem no auxílio da facilitação para a construção de um pensamento crítico;
· o professor tem que ter consciência de seu papel, não pode isolar-se, muito menos ficar alienado e apenas assistindo os acontecimentos;
· a postura de neutralidade, acomodação, individualismo e mero expectador não condiz com o desejado, alto prestígio social, pela categoria.
Concluindo, o professor preferencial deverá caminhar pelos campos da:
Partilha no convício coletivo;
Recepção positiva das mudanças de seu papel;
Emancipação sobre o conteúdo ministrado;
Fuga da alienação;
Elaboração diária de estratégias;
Rememoração de sua postura intelectual;
Execução de planos idealizados;
Negação da neutralidade;
Consciência de seu papel dentro de seu contexto e de seu aluno;
Inovação em sua prática de ensino;
Afirmação forte do valor da construção da cidadania;
Luta pela autonomia e dignidade de seu trabalho.
(Revista Gestão Universitária – Mato Grosso do Sul)
Cláudio Zarate Sanavria
Autoreflexão feita pela CRPPDT- Sefor - Tânia Sampaio – 05/10/2011

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