quarta-feira, novembro 09, 2011

XXI ENCONTRO ESTADUAL DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO Educação Emocional: A complementaridade entre a Razão e a Afetividade. 30º Aniversário da ANPAE - Seção Ceará 1981 a 2011

Introdução

A Associação Nacional de Política e Administração da Educação – ANPAE, Seção Ceará, estará realizando seu XXI Encontro Estadual de Política e Administração da Educação, nos dias 17 e 18 de novembro de 2011, no Auditório do Passaré, BNB, já se constituindo, este evento, uma tradição dessa entidade no Ceará. O evento marcará os trinta anos de criação da ANPAE - Seção Ceará.

Importância do tema

A temática escolhida será “Educação Emocional: A Complementaridade entre a Razão e Afetividade”, desdobrado em vários subtemas com abordagens diversificadas, procurando abranger os interesses dos participantes, constituídos de pesquisadores, professores, técnicos, planejadores, e, principalmente, gestores da educação. Haverá espaço para a divulgação de experiências exitosas que têm contribuído para o sucesso da escola. Estão sendo convidadas autoridades relacionadas à temática, pesquisadores brasileiros e de outros países que deverão expor as novas políticas e trabalhos em que os desafios recorrentes e emergentes da educação brasileira possam ser apresentados e debatidos entre os vários protagonistas o conferencista convidado, Casassus, menciona os resultados de uma ampla investigação realizada em 1994 sobre os fatores que incidem na aprendizagem e que demonstrou que a variável que mais explicava as diferenças na aprendizagem era o clima emocional na classe, resultado, por sua vez, das relações dos estudantes entre si e com os professores e coloca algo sobre a ajuda que os pais podem dar aos filhos, e que recentemente foi demonstrado: “Nada importa mais para o desenvolvimento das crianças do que os professores tomarem consciência de si mesmos”.

Finalmente, Casassus destaca que as necessidades de aprendizagem, não são as únicas necessidades que os alunos têm nas escolas, pois precisam também “ser reconhecidos na sua legitimidade, querem ser escutados, necessitam ser respeitados, necessitam pertencer a uma comunidade de pares, necessitam brincar, necessitam autonomia, concluindo que a insatisfação das necessidades básicas dos educandos é fonte de violência. Necessita-se da transformação da sociedade e a superação de uma crise que nos ameaça com um naufrágio universal. E, não poderemos chegar à plenitude que a natureza para nós reservou enquanto a razão não atingir a sabedoria de reconhecer suas limitações.

Estratégias Metodológicas

A temática - “Educação Emocional: A Complementaridade entre a Razão e Afetividade” terá diversos formatos, tais como: duas conferências, um painel, quatro palestras, um workshop, a apresentação de relatos de experiência e uma
mesa redonda.

Benefícios disponíveis aos participantes

1. Material impresso do XXI Encontro;
2. Publicação do livro de Juan Casassus Fundamentos da Educação Emocional,
UNESCO Brasília Líber Editora Livro tradução, 2009;
3. Certificado de participação;
4. Dois almoços;
5. Quatro cafezinhos.

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